Regina de Assis
Desde 2003, um conjunto de organizações ligadas à Comissão Europeia e denominadas INSAFE, definiram o dia 9 de fevereiro como dedicado à Internet Segura. Quarenta e nove países participam desta iniciativa, à qual o Brasil associou-se desde 2009 . A responsabilidade por esta medida deveu-se à articulação entre a ONG Safer NetBrasil, o Ministério Público Federal e o Comitê Gestor da Internet.
Esta oportuna e necessária ação, que visa a segurança de crianças e adolescentes , muitas vezes expostas ao assédio de pedófilos e a sites pornográficos, ou que incitam a violência e o consumo, é bastante importante e deve ser amplamente divulgada e discutida. Pais, responsáveis e professores podem obter materiais didáticos e outras informações importantes, como debates com especialistas e cursos para professores das redes públicas pelo site http://www.diadainternetsegura.org.br/
Considerando o artigo do professor Marcos Ozório, também postado nesta edição do Blog HUMANO, e que chama a atenção para a necessidade de levar crianças e adolescentes ao ato de contemplar,refletir e a entender o que é permanência - em meio ao turbilhão proposto pela internet - o tema da campanha do Dia da Internet Segura, neste ano de 2010, é bem pertinente. Este ano foi escolhido como tema o conceito "Pense antes de Postar" .
O tema é fertil e propicia discussões, pesquisas, dramatizações - em salas de aula, centros culturais, comunitários ou em casa - e postagens nas redes sociais mais frequentadas como Orkut, Facebook, MSN, Twitter, entre outros, favorecendo a constituição de conhecimentos e valores sobre o fato de vivermos e interagirmos em ambientes reais e virtuais e suas consequencias.
A SaferNet Brasil fundada em 2005, congrega profissionais das áreas de computação, pesquisadores, advogados e professores . Resposabilizou-se também pela criação de uma Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, http://www.denuncie.org.br/ . Este serviço recebe denúncias, mesmo as anônimas, fazendo o processamento, encaminhamento e acompanhamento online sobre quaisquer crimes ou violação de Direitos Humanos constatados na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário