Regina de Assis
Muitos desafios e possibilidades oferece o ano de 2010 para os que produzem, pesquisam e usam mídia para crianças, adolescentes e seus educadores.
Entre os vários temas discutidos durante a I Conferência Nacional sobre Comunicação (Confecom), realizada em dezembro, em Brasília, há uma ampla discussão a ser feita sobre a Educação para e com a Mídia e seus desdobramentos no âmbito das universidades e sistemas públicos e privados de ensino. Isto porque, na perspectivas de que as linguagens de mídia são interativas - tanto as de natureza impressa, audio/visual como digital - fica implícito que o usuário pode e deve, em certas circunstâncias, ser também um produtor.
Ao considerarmos o por que, como e para que do uso das linguagens de mídias nas escolas e universidades constatamos que sua discussão não pode ser trivial e superficial e sua adoção não pode caracterizar, simplesmente, uma justaposição de suportes tecnológicos às práticas pedagógicas.
Outro tema que está na pauta de 2010 se refere às questões ligadas às crianças e ao consumo, com toda a miríade de consequências para a constituição de suas identidades de gênero, de etnia, de pertencimento a grupos sociais, com os naturais desdobramentos para a sua sexualidade, seus hábitos alimentares, de lazer e de valores em geral.
As questões relativas à regulamentação da programação oferecida pelos que detêm concessões públicas de uso de canais de TV aberta e a cabo e rádios ainda oferece um cenário para muitas negociações e acordos a serem conquistados pela sociedade organizada. Embora possamos considerar os avanços positivos com as conquistas sobre a classificação indicativa de programas continua a necessidade do diálogo e das negociações para obter melhores qualidade de programação existente.
A regionalização e distribuição da produção brasileira e latinoamericana, em especial, merece tanto dos canais de rádio e TVs comerciais, como os estatais, um compromisso e acordos sustentáveis e duradouros, que beneficiem nossa infância, adolescentes, jovens e suas famílias.
Haverá encontros importantes, tanto no Brasil quanto no exterior, com destaque especial para a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, que acontecerá em Karlstadt, na Suécia, em junho.
Este Blog associa-se ao esforço de analisar as questões levantadas durante o evento, como a da educação para a mídia, as responsabilidades da indústria da mídia para com crianças, adolescentes e seus educadores e, por isso, oferece um link direto para o site oficial da Cúpula.
Cada um dos temas da pauta de 2010 sobre educação, mídia e transformação desdobra-se em muitos outros, que havemos de discutir, analisar e propor, dando consistência à rede constituída por todos os que estão envolvidos com temas cruciais para o avanço de uma sociedade democrática e inclusiva.
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