Regina de Assis
Novos resultados de pesquisa realizada pela conceituada Fundação Kaiser, nos Estados Unidos, Generation M2: Media in the Lives of 8- to 18-year-Olds, foram divulgado nesta quarta-feira (20/1). Alguns dados impressionam, como a constatação da quantidade de horas que crianças e adolescentes “consomem “ ou interagem com a mídia, chegando a impressionantes 12 horas diárias, cerca de 53 horas semanais, para os que não têm um controle mais rígido por parte de suas famílias ou responsáveis. Os que têm, vêem menos três horas diárias, mas de qualquer maneira, pode-se afirmar que as linguagens de mídia ocupam a maior parte do tempo desta geração americana. Estas crianças e adolescentes "multi/tarefas" dividem-se entre as mídias audio/visuais e digitais, como a televisão, os computadores, os celulares, os MP/3, e é curioso observar que os jogos eletrônicos e as redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter são seus objetivos principais.
Um resultado importante observado, é o de que os desempenhos escolares destas crianças e adolescentes estão entre a média e abaixo da média. Este é um dado a ser melhor analisado, pois o que revelariam estes desempenhos: falta de sintonia das Escolas com o uso de mídias? Desconhecimento e despreparo dos professores para capitalizar sobre os conhecimentos de seu alunos? Ou a interação com as mídias provoca outras reações sobre a capacidade de raciocínio e elaboração dos estudantes?
Aí está um campo aberto para novas pesquisas, inclusive aqui no Brasil.
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