Regina de Assis
O tempo voa neste início do 3o. Milênio , em pleno Século XX1 . É só uma impressão ou é fato ? Para diferentes gerações - as chamadas analógicas (nascidas entre as décadas de 30 a 60) , as intituladas X (entre os anos 60 e 70) , as classificadas como Y (entre os anos 70 e 90) e as Web 2.0 ou multi/tarefas (década de 90 até o presente) - a percepção de rapidez das mudanças pode ser diferente, até por causa de sua história e posição no tempo e no espaço presentes.
Pesquisadores norte/americanos como Neil Howe e William Strauss (2000), ao desenvolver investigações científicas sobre os ciclos de diferentes gerações nos Estados Unidos - em relação à sua interação com as linguagens de mídias audio/visuais, digitais e impressas - analisam o impacto destes fenômenos que influem sobre a origem de sistemas econômicos, sociais, educacionais e culturais contemporâneos . Esta é uma questão que merece a atenção de todos os que estamos envolvidos com Educação, Cultura e Produção de Mídia, pois a perplexidade das Gerações Analógicas e até das chamadas X , que são Pais, Mães ou Professores das Y e Web 2.0 cresce , na medida em que estas crianças, adolescentes e jovens desenvolvem novas línguas de comunicação pela internet, como o MSN, e criam estratégias inovadoras para constituir conhecimentos e valores , usando as redes sociais da internet, identificando-se com avatares dos jogos digitais e manifestando sua identidade pessoal e social pelas vias virtuais.
Como interagir com estas situações tanto em família, quanto em ambientes escolarizados ? Eis aí um desafio que nos convida ao debate , às reflexões críticas e à ação imediata, pois como afirmei ao início, o tempo voa....
Nenhum comentário:
Postar um comentário