Primeira semana de aula.
Oitavo ano do Ensino Fundamental.
O professor de geografia faz uma aproximação inicial com o tema continente americano junto aos seus alunos. Na realidade, ele pretende introduzir a seguinte questão: por que conhecemos mais aspectos culturais dos Estados Unidos do que de outro país americano qualquer?
A aproximação inicial consiste em um jogo, no qual os alunos devem citar nomes de artistas, filmes, músicas, marcas etc. Ao final do jogo, contabilizam-se os aspectos e respectivos países e se conclui pela hegemonia dos EUA, em geral.
Entretanto, às vezes, ocorrem coisas extraordinárias.
Uma delas se deu do seguinte modo: um grupo de três ou quatro meninos citou a artista argentina Mercedes Sosa quando perguntado sobre um artista americano. Ao escutar a resposta do grupo, o professor se voltou para os meninos, perguntando o que mais sabiam sobre a artista. Muito provavelmente, o nome de Sosa foi citado em função do seu recente falecimento, ou ainda... não interessam os motivos que trouxeram Sosa à baila, mas sim o que se passou em seguida.
Um dos alunos, talvez o mais curioso entre os quatro, utilizando um site de relacionamento, postou na página de recados do professor a letra (escrita em espanhol) de uma música cantada pela artista argentina, bem como um vídeo em que ela interpreta magnificamente a referida música.
O extraordinário, me parece, é o fato de ocorrer uma interação para além dos limites da sala de aula. O aluno pesquisou informações (textos, imagens etc.), obteve resultados e os republicou, num contexto muito próprio, muito singular, inaugurando um modo novo de interação professor/aluno. Um modo mais horizontal, menos presencial, muito hipertextual.
Ainda não sei dizer qual é a grande virtude desta situação, mas percebo que ela é nova para o professor; que ainda não se sabe bem o que fazer a partir dela e que é urgente que se estude, pesquise, experimente formas de integração entre esta nova possibilidade que a web apresenta e a constituição de conhecimentos e valores no âmbito da escola.
Agora, em homenagem a Mercedes Sosa, aos professores e ao meu aluno, segue a letra da música e o link do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=OM0EVtcqwdc
A MONTEROS
Composiçao:Chango Nieto-Pedro Favini
A ella que le gusta que todos la nombren
Con una guitarra y un bombo legüero
A ella que le gusta que le enciendan coplas
Por eso te nombra mi canto Monteros
A ella que me viera de chango mirando
Al ingenio tibio corazon de hierro
A ella que las cañas la visten de verde
Por eso te nombro en mi canto Monteros
Y mas dulce que tus guarapos
Son las niñas que hay en tu pueblo
Se que por tus venas de azucar despierta
Toda la alegria mi linda Monteros
A ella que el poeta la vio tempranera
Tarareando duendes de vinos pateros
Y dejo en su cielo la rosa galana
Por eso te nombra mi canto Monteros
A ella que en noviembre le pide a los grillos
Otra vez el canto del hombre zafrero
A ella que le gusta que le enciendan coplas
Por eso te nombra mi canto Monteros
Y mas dulce que tus guarapos
Son las niñas que hay en tu pueblo
Se que por tus venas de azucar despierta
Toda la alegria mi linda Monteros
A aproximação inicial consiste em um jogo, no qual os alunos devem citar nomes de artistas, filmes, músicas, marcas etc. Ao final do jogo, contabilizam-se os aspectos e respectivos países e se conclui pela hegemonia dos EUA, em geral.
Entretanto, às vezes, ocorrem coisas extraordinárias.
Uma delas se deu do seguinte modo: um grupo de três ou quatro meninos citou a artista argentina Mercedes Sosa quando perguntado sobre um artista americano. Ao escutar a resposta do grupo, o professor se voltou para os meninos, perguntando o que mais sabiam sobre a artista. Muito provavelmente, o nome de Sosa foi citado em função do seu recente falecimento, ou ainda... não interessam os motivos que trouxeram Sosa à baila, mas sim o que se passou em seguida.
Um dos alunos, talvez o mais curioso entre os quatro, utilizando um site de relacionamento, postou na página de recados do professor a letra (escrita em espanhol) de uma música cantada pela artista argentina, bem como um vídeo em que ela interpreta magnificamente a referida música.
O extraordinário, me parece, é o fato de ocorrer uma interação para além dos limites da sala de aula. O aluno pesquisou informações (textos, imagens etc.), obteve resultados e os republicou, num contexto muito próprio, muito singular, inaugurando um modo novo de interação professor/aluno. Um modo mais horizontal, menos presencial, muito hipertextual.
Ainda não sei dizer qual é a grande virtude desta situação, mas percebo que ela é nova para o professor; que ainda não se sabe bem o que fazer a partir dela e que é urgente que se estude, pesquise, experimente formas de integração entre esta nova possibilidade que a web apresenta e a constituição de conhecimentos e valores no âmbito da escola.
Agora, em homenagem a Mercedes Sosa, aos professores e ao meu aluno, segue a letra da música e o link do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=OM0EVtcqwdc
A MONTEROS
Composiçao:Chango Nieto-Pedro Favini
A ella que le gusta que todos la nombren
Con una guitarra y un bombo legüero
A ella que le gusta que le enciendan coplas
Por eso te nombra mi canto Monteros
A ella que me viera de chango mirando
Al ingenio tibio corazon de hierro
A ella que las cañas la visten de verde
Por eso te nombro en mi canto Monteros
Y mas dulce que tus guarapos
Son las niñas que hay en tu pueblo
Se que por tus venas de azucar despierta
Toda la alegria mi linda Monteros
A ella que el poeta la vio tempranera
Tarareando duendes de vinos pateros
Y dejo en su cielo la rosa galana
Por eso te nombra mi canto Monteros
A ella que en noviembre le pide a los grillos
Otra vez el canto del hombre zafrero
A ella que le gusta que le enciendan coplas
Por eso te nombra mi canto Monteros
Y mas dulce que tus guarapos
Son las niñas que hay en tu pueblo
Se que por tus venas de azucar despierta
Toda la alegria mi linda Monteros
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